Valores

Princípios

A CASA LUCAS acredita que o seio familiar é o melhor ambiente para que uma criança se sinta amada e aprenda noções de responsabilidade, respeito e afeto que nortearão seu desenvolvimento, fazendo com que se torne um adulto consciente de sua realidade. Para tanto, pretende ser parceira das famílias de origem ou substitutas, amparando as crianças até que seja superada a situação de risco a que eram submetidas.

Missão 

Contribuir para a defesa dos direitos da criança, prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente, principalmente no que tange ao direito à convivência familiar saudável, que propicie a formação de um adulto íntegro e psicologicamente equilibrado, sem a pretensão de substituir a família das crianças acolhidas, amparando-as provisoriamente até seu retorno às famílias de origem ou até seu direcionamento às famílias substitutas.

Função Social

Oferecer à sociedade civil mais um espaço voltado ao acolhimento de crianças em situação de risco, de forma a suprir a carência de casas desta natureza hoje observada na região metropolitana de Belo Horizonte. Ao mesmo tempo, propiciar aos Conselhos Tutelares e Varas da Infância e da Juventude de Belo Horizonte, mais uma alternativa confiável para o direcionamento das crianças na situação mencionada, com a segurança de que suas carências afetivas e eventuais traumas físicos e psicológicos serão tratados, de forma a prepará-las para o retorno ao seio de suas famílias ou para a reinserção social.

 

No seu pouco tempo de vida – 10 anos e meio – nosso menino foi capaz de nos mostrar o amor numa dimensão nunca antes imaginada… talvez por ser arte de um anjo disfarçado de menino! E deste amor nasceu uma Casa com seu nome! A Casa Lucas existe para acolher crianças entre 0 e
6 anos de idade, sob medida protetiva judicial, em situação de risco pessoal e/ou social, órfãs, abandonadas, vítimas de violência doméstica ou da incapacidade de suas famílias lhes dispensarem cuidados.